SDG's Globais


Hoje o assunto que trazemos são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a sua relação com o Voluntário Global e seus desafios!

Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a Agenda 2030 e o seu papel como Voluntário(a) Global pela AIESEC.


A AIESEC E OS ODS

Em 2015, em parceria com o Secretário Geral da Juventude, a AIESEC promoveu e direcionou a participação de jovens na construção da Agenda 2030. Hoje, a organização, além de ser reconhecida pela UNESCO e ter status consultivo com o Conselho Econômico e Social da ONU, molda suas operações a fim de cumprir as metas propostas pela agenda através do Voluntário Global.

E como isso acontece? Como você sabe, o seu projeto está direcionado ao cumprimento de um dos 17 ODS. Isso significa que, enquanto contribui para a realização desse projeto social, você também estará colaborando com a Agenda 2030! Incrível, não é mesmo?

Por isso é muito importante que você tenha conhecimento sobre as metas e indicadores abordados pelos ODS, para assim saber melhor como representá-lo, como contribuir e ter clareza sobre o impacto que você irá gerar!




2020: ONDE ESTAMOS NESSA JORNADA?

De acordo com o Relatório 2020 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU divulgado em junho, apesar de terem sido registrados alguns avanços antes da pandemia de COVID-19, a mudança ainda não estava acontecendo na velocidade ou escala exigidas. O progresso permaneceu irregular e não estávamos no caminho certo para cumprir as metas em 2030. 

Haviam sido registradas quedas na evasão escolar de crianças e jovens, quedas na incidência de muitas doenças transmissíveis, a melhoria do acesso a água potável e o aumento da representação das mulheres em cargos de liderança. Porém, ao mesmo tempo, o número de pessoas que sofriam de insegurança alimentar estava em alta, o ambiente natural continuava a se deteriorar em uma taxa alarmante e níveis dramáticos de desigualdade persistiram em todas as regiões. 



Agora, devido ao COVID-19, uma crise de saúde, econômica e social imediata está ameaçando vidas e meios de subsistência, tornando a conquista de metas ainda mais desafiadora. No início de junho, o número de mortos ultrapassou 400.000 e hoje já temos um total aproximado de mais de 1.050.000 mortes e que ainda está a subir, com quase nenhum país poupado. Os sistemas de saúde em muitos países têm estado à beira do colapso. O sustento de metade da força de trabalho no mundo foi severamente afetado. Mais de 1,6 bilhão de alunos estão fora da escola, e dezenas de milhões de pessoas estão sendo empurradas de volta para a extrema pobreza e fome, apagando o modesto progresso feito nos últimos anos.


Faltando dez anos para o cumprimento da Agenda 2030, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma "apelo para ambição renovada, mobilização, liderança e ação coletiva, não apenas para vencer o COVID-19, mas para nos recuperarmos e avançarmos juntos". Ele destaca a urgência de vencermos a corrida contra as mudanças climáticas, enfrentarmos a pobreza e a desigualdade de forma decisiva, empoderando verdadeiramente todas as mulheres e meninas, e criando sociedades mais inclusivas e equitativas em todos os lugares.




"Os princípios sobre os quais os ODS foram
estabelecidos são a chave para reconstruirmos e termos avanços na 
recuperação pós-COVID-19." 
Liu Zhenmin 
 (Subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais)


A direção para 2030 é clara: Erradicar a Pobreza Extrema, Reduzir as Desigualdades e Ação Climática. A AIESEC visa ajudar a conscientizar os(as) jovens para os ODS. Isto é um apelo para se tornarem Líderes para o Mundo.




E você faz parte dos esforços para alcançar os Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável até 2030, não deixando ninguém para trás!