DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Ter conhecimento sobre os documentos necessários para ingresso no seu país de destino é essencial para o intercâmbio! Embora nem todos os países exijam vistos para entrada e permanência pelo período do intercâmbio, todos exigem alguns documentos básicos.

 

Além disso, a necessidade de tirar ou não um visto também vai variar muito de acordo com o tipo de intercâmbio que você irá realizar. Esse informação específica você consegue na aba "Países", onde ha informação de todos nossos destinos.

A AIESEC está aqui para te ajudar nesse processo, por isso fizemos esse guia, esperamos que você aproveite!

*As informações sobre necessidade ou dispensa de documento deste site destinam-se a brasileiros em viagem ao exterior. 

Passagem aérea

passagemSemFundo.png

Para os programas de intercâmbio da AIESEC, é muito importante que esteja atento a alguns pontos sobre a sua passagem:

Início das atividades: Todos os projetos e vagas possuem uma data exata para começar. Por isso, garanta  que sua passagem de ida seja pelo menos de 1 a 2 dias antes da data de início. Assim você garante que estará presente no primeiro dia de atividades (caso você tenha direito a acomodação no programa, busque informações com seu responsável  no escritório local para verificar e alinhar sua chegada antecipada);

Data de Ida e volta: Sua passagem precisa conter data de IDA e data de VOLTA. Além disso, é importante ressaltar que as datas precisam cobrir a data de início e final do seu programa. Isto é, todo o período acordado no seu contrato. Não é permitida a compra de passagens para um período menor do que o projeto;

Entrega do documento: Quando tiver com as passagens compradas, não esqueça de enviar uma cópia (em PDF) para o seu responsável no escritório local. Esse documento é importante para segurança de todos os nossos intercambistas e para a melhor preparação de todos.

Como comprar passagem por um melhor preço:
 

1. Escolha bem o dia da semana para viajar: As suas atividades durante o intercâmbio tem um data exata para começar, mas isso não impede de você chegar alguns dias antes caso as passagens estejam mais baratas. Importante lembrar de verificar sua acomodação (com o pessoal da AIESEC que estiver te auxiliando) e que seu seguro viagem também irá cobrir esses dias. Além disso, opte por vôos de segunda à sexta com horários de madrugada, em que certamente custam bem menos que os horários regulares;;

2. As tarifas mais baratas são disponibilizadas para períodos mais longos de viagem. Nem precisamos dizer que os intercâmbios da AIESEC são perfeitos nesse quesito, pois a duração mínima é sempre de 6 semanas;

3. Compre com antecedência: Comprar suas passagens aéreas com antecedência pode gerar ótimos descontos, até mesmo no período de alta temporada. Portanto, tenha em mente que comprar com antecedência é importante! As tarifas mais em conta são encontradas com 90 dias (e até 180 dias) de antecipação. Bora garantir nesse tempo?

4. Receba alerta de passagens: Não deixe de fazer uma busca, de preferência meses antes da data reservada para a viagem e crie um alerta de preços para monitorar o valor das passagens aéreas. Esses alertas chegam no seu e-mail, então você estará atento à flutuação dos preços. Aplicativos como Voopter e Skyscanner são perfeitos para isso!

5. Compare os preços: Há diversos sites onde você pode aplicar filtros que facilitam ainda mais a pesquisa, como o Skyscanner mencionado acima. Uma boa dica é comparar o preço de acordo com a data de embarque, com a companhia aérea e, até mesmo, com o horário de seu voo.

6. Viaje com a Vay: A VAY é uma startup parceira da AIESEC, as cotações são sem compromisso e, 85% das vezes, a VAY consegue passagens mais baratas que as oferecidas diretamente no site das companhias aéreas. Para ter acesso às ofertas de passagens,  basta contatá-los pelo site oficial ou diretamente pelo canal do WhatsApp.

Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças.  Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. O Certificado é emitido gratuitamente pela Anvisa.

Se você vai viajar para o exterior, deve consultar se o país de destino exige alguma vacina. Se o seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar. 

​Preste muita atenção nisso! Caso você não atenda aos requerimentos de vacina você corre o risco de ter sua entrada no país negada pela Imigração Local. Também atente-se às recomendações de saúde do país de destino, mesmo que não exija o CIVP.

Acesse o site e confira se o seu destino necessita de comprovação sobre vacina:

Asset 1vacina.png

Carta Convite

Pode ser que você necessite de uma Carta Convite para apresentar quando chegar no país ou território de destino. Nesse caso, a responsabilidade de fornecer esse documento é da Entidade Receptora, ou seja, da AIESEC no local do intercâmbio, ou o Provedor da Oportunidade (empresa ou ONG). É dever do responsável pelo seu intercâmbio na AIESEC lhe fornecer o auxílio necessário. 

Para o Voluntário Global conseguimos disponibilizar um modelo padrão para que você possa copiar, preencher e enviar para a AIESEC do país do seu intercâmbio ou ONG. Para os outros produtos é necessário contato com a AIESEC ou empresa para isso.

Obs.: Em alguns casos, pode ser que você necessite apresentar a Carta Convite para obter o visto.

Modelo para Voluntário

Seguro Viagem

Para poder viajar tranquilo, é preciso ter um seguro viagem internacional que consiga dar um bom suporte e cobrir possíveis problemas que ocorram durante sua viagem, como necessidade de assistência médica e extravio de bagagem, por exemplo.

Aqui você encontra dicas de como contratar e pode entender os critérios de emissão do documento.

 

O seguro viagem é um item obrigatório para realizar seu intercâmbio, por isso existem alguns critérios obrigatórios que seu seguro não pode deixar de ter. Lembre-se que será necessário enviar uma cópia do documento para seu escritório responsável.

 

Quais os requisitos do meu seguro saúde?

  • Conter seu nome completo;

  • Cobrir todo o período do seu intercâmbio;

  • Possuir cobertura médica;

  • Possuir cobertura geográfica, ou seja, cobrir a cidade e país que você está indo;

  • Ter apólice em português, espanhol ou inglês.

Para não ter preocupação em emitir um seguro viagem correto para seu programa, você pode contar com nossa parceira NEXT que disponibiliza planos na medida para o que precisa.

Dicas sobre o seu seguro viagem:

check-mark.png
check-mark.png
check-mark.png
check-mark.png
check-mark.png
check-mark.png

Comprar primeiro a passagem, para garantir que o seguro cubra todo​ esse período. 

 

Caso você possua um plano de saúde com cobertura internacional, você pode utilizá-lo. Neste caso, será necessária a apresentação de documento que comprove a validade do plano no país de destino e a cobertura médica oferecida.

 

Clientes de cartão de crédito internacional podem ter direito à contratação de seguro saúde gratuito (ou com ótimos descontos). Em alguns casos, pode ser que o seguro gratuito  oferecido não cubra todo o  período de duração do  intercâmbio. Nesse caso, é possível contratar um seguro  saúde comum para o período  restante sem maiores.  

 

Não deixe para comprar o seguro em cima da hora, alguns cobrem eventuais cancelamentos de voo e pode auxiliar caso necessite. 

 

Se precisar de visto para seu intercâmbio, veja se há a necessidade de apresentar a apólice de um seguro viagem com alguns requisitos na hora de tirar o visto na aba "Países" do site.

 

No exterior, é importante saber como contatar o seguro de maneira fácil, e que você tenha o contato do seguro não apenas no celular, mas anotado em lugares acessíveis que você possa consultar. Assim, você estará prevenido em caso de algum acidente, mesmo se estiver sem o celular. Deixe o contato do seguro com alguém no Brasil.

Parceiros

Nossas parcerias de intercâmbio vieram para agregar ainda mais valor para sua experiência! São parceiros que acreditam muito no nosso propósito e trabalham com a organização há um tempo. Os benefícios vão desde desconto à "doação" para o escritório pelo qual você vai viajar! Isso mesmo, além de viajar com empresas confiáveis você ainda ajuda o escritório!

Parceiros desde 2019, a NEXT oferece desconto para compras feitas a partir do nosso link exclusivo.

Nele, você consegue diversas cotações, e tem mais: ao fazer uma compra pelo nosso link, o escritório que te indicou recebe um valor de volta! Basta informar o nome do escritório na hora da compra!

A Vay Agora é uma empresa especialista em viagens! Parceiros desde 2020, tem como propósito conectar pessoas a seus destinos de uma maneira simples, ágil e econômica, intensificando sua experiência e construindo uma comunidade de confiança.

IMPORTANTE: este serviço é exclusivo para quem possui viagem confirmada!

E tem mais: ao fazer uma compra, o escritório que te  indicou recebe um valor de volta! Basta informar o nome do escritório na hora da compra!

Lembre-se de:

  1. Informar o escritório que indicou a VAY, e;

  2. Somente entrar em contato com datas de viagem confirmadas.

Go Visa oferece ajuda na emissão de documentos de visto e passaporte. Intercambistas da AIESEC possuem 5% de desconto na assessoria de QUALQUER VISTO!

Lembre-se de informar o escritório que indicou a GoVisa! Use o código AIESEC+sigla do escritório (AIESECXX) Exemplo: AIESEC+BH para Belo Horizonte. Se não tiver essa informação, basta pedir para o escritório que te atendeu.

Confidence é o maior grupo de câmbio do Brasil! Oferece 1% de desconto na tarifa do dia!

O serviço pode ser contratado tanto online quanto nas lojas físicas. Para o site, use o código AIESEC+sigla do escritório (AIESECXX). Na loja, basta informar o nome do escritório.

Lingopass é uma plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional.

Disponível 24/7, une o melhor da pedagogia, do coaching e da tecnologia para oferecer trilhas de aprendizagem adaptativas que se moldam ao tipo de personalidade do aluno.

 

Oferecem desconto nos planos semestrais e anuais.